Há dez anos foi redigido o Plano Nacional da Educação em vigor que estabeleceu metas a serem cumpridas para toa a educação brasileira.
Em relação à Educação infantil observou a conquista de muitas vagas em creches e pré-escolas, ou seja, o acesso tem avançado, embora ainda não há vagas para todos, e menos ainda, próxima à residência da criança, o que seria o ideal.
Outro ponto importante a ser registro é que não podemos dizer que os avanços correspondentes as vagas e matrículas não foram proporcionais a qualidade esperada.
Entendemos que há um longo percurso a ser percorrido no Brasil na totalidade para ser finalmente garantido a todas as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses o direito ao acesso, a permanência e ao sucesso com o desenvolvimento pleno por meio de uma escola de qualidade na Educação infantil.
Nós dos Elos da Infância desejamos que as políticas públicas sejam planejadas, acompanhadas e avaliadas para poderem atingir os objetivos tão sonhados por todos nós da garantia de uma Infância que garanta o cuidar e o ensinar a todos de forma equânime, inclusiva e com eficiência e eficácia,
A Educação Infantil ensina, cuida e educa, e ao ensinar desenvolve o ser para a vida toda.
Por isso dizemos que a Educação Infantil vale uma vida.




